RUTA DEL CARES: UMA CAMINHADA IMPERDÍVEL!

May 30, 2015

      Um belo dia, ao vagar pela internet, me deparei por acaso com algumas fotos de uma trilha nas montanhas. As imagens logo me chamaram atenção pelas belas e impressionantes paisagens naturais e fiquei curioso para saber onde ficava aquela maravilha. A princípio achei que pudesse ser um paraíso da Nova Zelândia, mas depois de pesquisar um pouco me surpreendi ao descobrir que na verdade se tratava da Ruta del Cares, uma trilha espanhola bastante conhecida na Europa. Por coincidência ou não, eu estava de viagem marcada para a Espanha, para fazer o Caminho Primitivo, e quando vi que a Ruta estava a apenas 130km de Oviedo (Onde eu iniciaria minha caminhada) não pensei duas vezes e me programei para dar uma passadinha por lá antes.

      Pode-se percorrer a trilha em qualquer época do ano, mas é no verão, entre julho e setembro que ela é mais procurada. São apenas 12km entre as duas localidades por um percurso de nível fácil, em sua maioria plano e sem grandes subidas, por isso não importa se você não tiver um bom preparo físico. Estive lá em agosto desse ano e fiz o trajeto de Caín até Poncebos em cerca de 3 horas.

 

      Chegar a Caín ou a Poncebos - dependendo de onde queira iniciar o passeio - não é difícil. Basta pegar um ônibus de Oviedo, Santander ou mesmo de León, até a cidadezinha de Cangas de Onís. Na alta temporada, há várias saídas de ônibus de Cangas de Onís para Caín e Poncebos. Nas outras épocas do ano é possível contratar uma das operadoras de turismo local para fazer esse trajeto. É um passeio perfeito para se fazer em um único dia.

     Cortando as montanhas, a estrada para chegar ao início da trila já impressiona e a trilha em si é realmente incrível! Mais bonita até do que nas fotos. Originalmente a Ruta e

ra uma trilha de cabras (que aliás ainda são criadas por lá). Depois ela foi melhorada para servir de acesso para manutenção do canal que alimenta a central hidrelétrica de Camarmeña em Poncebos. O Canal, todo escavado na rocha, foi inicialmente construído entre os anos de 1916 e 1921, e posteriormente ampliado entre 1945 e 1950.

 

     Quando estive lá me senti na Terra Média, mesmo estando bem longe da Nova Zelândia. Para conhecer um pouco mais da rota você pode ver o vídeo que fiz por lá http://youtu.be/uRaJ3RnIdY0 (as informações são em português, mas as paisagens não precisam de tradução).

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Aprendendo Sobre os Aborígines da Austrália Sem Sair de Sydney: Parque Nacional Ku-ring-gai Chase

August 21, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

August 12, 2016

August 9, 2016

July 27, 2016

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags